O LinkedIn pode ser uma das plataformas de mídia social mais importantes para advogados e escritórios de advocacia.
Principalmente para aqueles que prestam serviços para outras empresas – é o famoso modelo de negócio B2B, quando seu cliente são pessoas jurídicas.
Para advogados, o LinkedIn pode ser uma mão de duas vias, servindo para se conectar com outros advogados e encontrar clientes em potenciais (leads).
Para quais áreas da advocacia o LinkedIn serve?
São inúmeras e podem ser quase todas, mas se você prestar algum serviço em que seu público-alvo sejam pessoas jurídicas o LinkedIn serve para você, seja Direito Empresarial, Direito Societário, Direito do Trabalho e muitas outras.
Até advogados de divórcio, por exemplo, podem alcançar no LinkedIn um público-alvo de maior renda.
Mas claro, para cada área de atuação e perfil de público é necessário um bom planejamento de conteúdo nessa plataforma.
Por isso, se você deseja usar o LinkedIn como parte da sua estratégia de aquisição de clientes, preparei aqui algumas dicas que vão potencializar seus esforços.
Dica 01 – Use uma foto de perfil profissional
Escolha uma foto de alta qualidade, bem formal e que passe a sobriedade da sua profissão.
Um erro comum é usar uma foto mais informal ou não usar foto nenhuma.
Escolha uma foto que foque seu rosto e tudo bem se você estiver sorrindo.
Dica 2 – Use uma frase que demonstre sua proposta de valor no título
O título do perfil no LinkedIn é algo bem negligenciado, alguns deixam apenas o cargo (sócio do escritório x) e outros tentam descrever todo seu currículo (advogado especialista na área x, pós doutorado na área y).
Tente nesse espaço dizer o que te diferencia e como você pode resolver as dores do seu público-alvo.
No meu caso, o título do meu perfil é: “Resolvo o problema de aquisição de clientes em escritórios de advocacia” e só então coloco informações como minha especialidade e empresa que trabalho.
Se você for um advogado tributário, por exemplo, pode dizer que: “Ajudo empresas do segmento x a reduzirem seus impostos e tributos | Advogado Tributarista | Sócio no escritório X”.
Dica 3 – Preencha toda sessão sobre
Outra sessão pouco usada é a SOBRE, o LinkedIn, assim como o Google, utiliza de palavras chaves para apresentar seu perfil ao máximo de público interessado.
Se você preencher apenas com dados do seu currículo não terá muito efeito, prefira descrever como você ajuda seu público-alvo e um pouco de suas experiências práticas.
Dica 4 – Publique conteúdo semanalmente
Publicar conteúdo seja em artigos ou publicações ajuda a aumentar o alcance orgânico do seu perfil na plataforma.
Outro ponto positivo é que pessoas dentro da sua indústria ou até potenciais clientes, vão te perceber como autoridade no assunto.
Dica 5 – Envie solicitações de conexão para seu público-alvo
Na versão grátis do LinkedIn já é possível utilizar um ótimo filtro para pesquisar profissionais que tenham o perfil de cliente que você deseja alcançar.
Faça essa pesquisa e adicione cerca de 10 todos os dias e comece a interagir com eles. Quanto mais conexões você faz, mais pessoas tem acesso ao seu perfil e mais o LinkedIn apresenta seu perfil para o seu público-alvo.
O LinkedIn é a melhor plataforma B2B da atualidade
Sendo uma das maiores redes sociais profissionais do mundo, o LinkedIn é responsável por grande parte dos negócios fechados entre empresas na internet.
Partindo para uma visão mais psicológica, diferente de outras redes sociais, os usuários do LinkedIn estão conectados com o intuito de “trabalhar”. É muito provável que o diretor de uma organização esteja no Instagram, por exemplo, olhando vídeos engraçados, e no Linkedin, sem dúvida, pensando em como crescer seu negócio.
E você amigo e amiga advogado já usa o LinkedIn para atrair mais clientes para seu escritório? Deixe um comentário!