Toda empresa privada, isso inclui escritórios de advocacia, conquista o crescimento quando começa a transformar o público-alvo em clientes ativos ou pagantes.
Toda ação de marketing jurídico serve para facilitar esse processo de transformação.
Porém, por mais que uma campanha de marketing seja bem feita e traga centenas de potências clientes (leads) até o seu escritório de advocacia, o processo comercial ainda é necessário.
Costumo conversar com advogados frustrados por, após uma campanha de marketing, estar recebendo dezenas de ligações mensais, mas fechando uma proporção muito pequena de clientes. E quando analiso os dados identifico que o problema é quase sempre o acompanhamento.
Nesse breve artigo vou apontar 3 erros de acompanhamento que atrapalham o processo de aquisição de clientes em seu escritório de advocacia.
Erro 1 – Falta de acompanhamento imediato
A vida útil de uma pessoa interessada em contratar seus serviços é extremamente curta, se você deixa pra responder tarde de mais aquele contato por email ou whatsapp, o lead (potencial cliente) não perderá tempo e entrará em contato com o próximo advogado da lista.
Erro 2 – Medo de comunicação excessiva
Quase nunca o primeiro contato se transforma em um contrato fechado. O processo de compras é longo e você nunca pode levar para o lado pessoal quando o lead (potencial cliente) fala que vai pensar, que achou caro ou que ligará outro dia.
Tente ao menos 3 contatos antes de finalizar o acompanhamento: O primeiro um dia depois e os outros dois um por semana.
Erro 3 – Falta de dados sobre o acompanhamento
Para entender e melhorar seu processo de acompanhamento você precisa de dados.
Precisa entender qual a média de contratos não fechados que você tem e por quais motivos não fechou para buscar desenvolver estratégias de comunicação que ajudem a reverter isso.