terceirização do setor de marketing jurídico

Terceirização do marketing jurídico para escritórios de advocacia

Terceirizar ou não terceirizar? 

É uma pergunta que escuto constantemente de advogados e gestores de escritórios de advocacia que almejam buscar mais resultados. E cada vez mais esse assunto vai se tornando importante no mercado jurídico. Por quê? Porque o direito está evoluindo e o mercado jurídico está cada dia mais competitivo.

Por muitos anos, os serviços jurídicos eram vendidos por meio de relacionamentos pessoais, Networking e indicações. 

Mas tudo isso mudou. Há uma nova geração de consumidores em cena que usam a Internet como fonte de informação e decisão de compra. Eles esperam informações de qualidade, transparência na prestação do serviço e o mais importante, eles esperam encontrar um escritório que atenda EXATAMENTE às suas necessidades.

Definindo a terceirização do marketing jurídico em escritórios de advocacia

A terceirização do marketing é a prática de delegar as funções de marketing de uma organização para uma empresa externa. Tanto as funções de marketing ou estratégias podem ser terceirizadas.

Por exemplo, uma função de marketing comumente terceirizada por escritórios de advocacia é o design de sites. 

Alguns escritórios, por outro lado, terceirizam todos os aspectos de seu marketing jurídico (funções e estratégias). Isso permite que seus líderes, colaboradores e associados se concentrem exclusivamente em seu core business. Eles contam com seu parceiro de marketing jurídico para propor a estratégia, implementá-la e relatar seu progresso.

Que tipos de escritórios terceirizam o marketing jurídico?

O marketing é terceirizado por escritórios de todos os tamanhos e de todas as áreas de atuação. Mesmo advogados autônomos podem colher benefícios da terceirização. 

Há muitas razões pelas quais os escritórios terceirizam parte ou todo o seu marketing jurídico. Veja algumas das razões mais comuns:

  1. Precisam dedicar mais horas ao marketing.
  2. Redução de custo em comparação a contratar uma equipe interna.
  3. Maior qualidade na execução do marketing.
  4. Precisam de especialistas dedicados e com prática em marketing jurídico.
  5. Os sócios do escritório estão cansados ​​de investir em marketing, mas nunca sabem se estão obtendo resultados. A terceirização oferece total responsabilidade, medição e relatórios.
  6. A liderança acredita que seu departamento de marketing está aquém do esperado. Então, contratam uma agência especializada para fornecer a estratégia de marketing, bem como o suporte à implementação em áreas em que a equipe interna é fraca. Tudo é conduzido por profissionais que acompanham as últimas tendências, tecnologias e estratégias do mercado de marketing jurídico.

2 níveis de marketing que podem ser terceirizados

Muitos escritórios terceirizam funções de marketing de forma aleatória. Muitas vezes, as decisões de terceirização não são estratégicas – servindo apenas para preencher lacunas. 

Muitos não entendem que terceirizar pode ser um ativo estratégico, que pode melhorar muito a eficiência e a qualidade de seu marketing. 

Esses são os dois níveis de terceirização do marketing

Nível 1 – Total. Planejamento, atração de clientes, conversão, fidelização, melhoria da experiência do cliente e pós-serviço.

Nível 2 – Funções especializadas. Terceirizam apenas quando não têm as habilidades para realizar uma tarefa específica (como criar e codificar um site).

Em qualquer um destes níveis é importante que cada ação esteja alinhada a um planejamento de marketing ou estratégico da empresa.

3 riscos ao terceirizar seu departamento de marketing jurídico

Como qualquer investimento, a terceirização pode vir com certos riscos. Aqui estão três dos possíveis riscos associados a esse investimento:

  1. Não contratar uma agência especializada. Todos sabemos das limitações exigidas pelo código de ética da classe. Contratar uma agência genérica, que não atende exclusivamente advogados, pode oferecer um risco se alguma ação ferir o regramento da ordem.
  2. Menos acesso à equipe de marketing. A equipe que desempenha a função de marketing está localizada fora do escritório. Isso pode acarretar uma certa frustração, pois solicitações podem não ser atendidas rapidamente.
  3. Custo mais alto em curto prazo. Terceirizar evita os custos de longo prazo associados à contratação e supervisão de colaboradores, já que você paga apenas pelos serviços de que precisa ou pelo resultado. Mas em curto prazo, quando se inicia um programa de terceirização, seus custos são maiores porque a empresa paga por uma estrutura que antes eles achavam não ser necessária (e por isso os baixos resultados), mas em médio e longo prazo o retorno volta sobre o investimento.

Devo terceirizar o departamento de marketing?

Estou no momento certo para terceirizar o marketing jurídico? É uma pergunta que você pode estar se fazendo nesse momento. Mas acredito que seu escritório já deva ter terceirizado pelo menos algumas tarefas, como design gráfico ou criação de sites.

A terceirização deve estar alinhada com os objetivos estratégicos do escritório.

Para ajudar, pense calmamente e responda às seguintes perguntas:

  1. Podemos arcar com os custos fixos?
  2. Temos expertise suficiente em marketing para direcionar as atividades de um setor?
  3. Podemos acompanhar constantemente a evolução das tendências de marketing?
  4. Nossa equipe pode fazer melhor que um especialista externo?

Se você puder responder afirmativamente a todas as perguntas, esse departamento deve permanecer interno. Se você responder com vários “nãos”, então é uma boa ideia terceirizar.

Conclusão

Terceirizar o marketing jurídico é uma maneira inteligente do seu escritório acompanhar o ritmo das mudanças no mercado. Enquanto alguns o utilizam para atender a necessidades específicas e de curto prazo, outros recorrem a agências especializadas para oferecer sofisticação, resultado e desempenho que nunca poderiam alcançar apenas com recursos internos.

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