A estrutura do funil de marketing jurídico digital perfeito para atrair potenciais clientes

A estrutura do funil de marketing jurídico digital perfeito para atrair potenciais clientes

Um dos principais objetivos de um funil de marketing jurídico digital para atrair potenciais clientes é fazer exatamente isso, atrair potenciais clientes.

Esse processo envolve classificar, encontrar, atrair, educar e qualificar o potencial cliente (que em marketing chamamos de leads).

A estrutura básica para que isso seja possível consiste no uso das seguintes ferramentas.

Um site persuasivo : Um site pensado e escrito para ser persuasivo destina-se a atrair, gerar e nutrir novos leads de negócios (sem infringir o código de ética).

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM):  Os sistemas de CRM destinam-se a cadastrar informações de potenciais clientes. As informações que você cadastra em um CRM sobre seus contatos podem incluir seu site, e-mail, número de telefone, endereço, quais conteúdos o lead fez download e sinais de oportunidades de negócio que o lead mostrou ter. Um bom CRM pode ser personalizado com base nas informações que seu escritório de advocacia precisa para qualificar seus leads. (Falarei tudo sobre CRM em outro material)

Um sistema de automação de marketing: Esse sistema serve para conectar toda estrutura do seu funil em um único lugar e ainda facilitar as campanhas de e-mail e criação de landing pages. (Falarei tudo sobre esse tipo de sistema em outro material)

Uma estratégia de marketing de conteúdo : Um  plano de conteúdo é  focado em gerar e distribuir conteúdo educacional para seu público-alvo de forma consistente. Um funil de conteúdo serve para conquistar a confiança do seu público-alvo, fazer com que eles o vejam como um especialista e, em seguida, entrem em contato com você.

Um calendário de conteúdo:  O benefício de usar um  calendário de conteúdo  é poder visualizar e criar estratégias de como será o formato, os assuntos e a forma que seu conteúdo é distribuído.

 

Entendendo como funciona o fluxo de um funil de marketing digital

Imagine esse cenário por um momento; você está em casa quando de repente recebe uma mensagem no whatsapp de uma faculdade de pós graduação em direito empresarial. – Aí você lembra que dias atrás você pesquisou no Google sobre possíveis serviços jurídicos para oferecer a empresas e leu um artigo no blog desta faculdade, no mesmo dia você recebeu um anúncio para baixar um e-book com as “10 áreas da advocacia empresarial mais lucrativas” e para isso você preencheu um formulário inserindo seu nome, número de telefone, CEP e e-mail. Ao fazer isso, essa empresa gerou um novo lead (potencial cliente), e esse lead é você. 

É assim que ocorre o fluxo do funil de marketing digital .

Agora que você entende e conhece o fluxo de um funil de marketing jurídico digital, vamos começar a planejar um.

Planejando um funil de marketing jurídico digital

  1. Acompanhamento e ferramentas: Você precisará ter algumas coisas bem definidas antes de começar a planejar seu funil, sem essas informações você poderá não perceber os resultados obtidos e nem poderá melhorar o funil ao longo do tempo. Responda essas perguntas antes de iniciar qualquer plano.
  • Que sistema de CRM irá usar?
  • Qual sistema de automação de marketing irá usar?
  • O que você quer que seu público faça?
  • Qual serviço você quer oferecer a eles?
  • Como você vai acompanhar cada etapa do funil?
  • Quem vai acompanhar?
  • Como você registrará e relatará os resultados do funil?
  • A quem você vai relatar esses resultados?
  • O que você considera um sucesso no final da campanha?
  • Quanto tempo irá durar o funil?
  1. Levante os problemas do seu público-alvo : Certifique-se de identificar quais são os perfis do seu público-alvo e quais podem ser suas dores e problemas que seu escritório possa responder e/ou resolver com conteúdo.
  2. Defina o cliente ideal: A característica de um funil é ter uma boca larga e afinar, por isso nem todos que iniciam a jornada na boca do funil irão estar aptos para continuar até o fim. O funil de marketing irá selecionar aqueles leads que mais tem potencial para se tornarem clientes e evitar que seu escritório perca tempo com curiosos. Por isso é preciso ter bem definido o que torna um lead um potencial cliente ideal.
  3. Determine sua forma de comunicação : Existem várias formas de comunicação, desde vídeos, artigos, e-books, guias, infográficos, imagens, etc. Você pode utilizar uma ou mais, foque na que você tem mais tempo, habilidade ou recurso para investir.
  4. Defina como entregará seu conteúdo: Será por meio do blog do escritório, Instagram, Linkedin, Youtube ou de uma ou mais redes sociais.
  5. Defina a consistência de entrega : Baseado em seu calendário de conteúdo, siga o que foi planejado e entregue o conteúdo no momento certo. 

Conclusão

Em resumo, certifique-se de que seu funil inclua uma compreensão clara do seu público-alvo, vários canais de mídia para atrair e ser achado, uma mescla de formatos de conteúdo, que selecione bem seus leads, e que tenha metas e ferramentas fortes que acompanhem o desempenho. Se você tem tudo isso, então você está pronto!

Mas, compreender todos os elementos de um funil de marketing jurídico digital pode fazer sua cabeça doer um pouco. Por isso, a LegalSelling preparou um plano de terceirização de marketing jurídico para escritórios de advocacia. Entre em contato e vamos conversar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *