jornada do consumidor ao contratar um advogado ou escritório de advocacia

Jornada do consumidor de serviços jurídicos ao contratar um escritório de advocacia

É impossível negar a influência da internet em nossas vidas, hoje, mais do que nunca, o consumidor se utiliza de meios online para procurar e escolher qual escritório de advocacia irá contratar para resolver seu problema.

Essa busca, que no marketing chamamos de Jornada do Cliente, está cada vez mais dependente da internet para acontecer.

Mas como realmente essa jornada começa? Como seu escritório pode criar estratégias para construir autoridade online e como se posicionar para ser achado quando o consumidor inicia essa jornada?

É o que você irá aprender neste artigo. Reunimos informações exclusivas de uma pesquisa que fizemos em 2021, com clientes de escritórios de advocacia, com o objetivo de entender melhor as etapas dessa jornada.

1º Momento: Despertar do problema jurídico

Neste primeiro momento da jornada, algo aconteceu ao indivíduo e ele precisa de ajuda. 

  • Pode ser alguém que foi pego na lei seca. 
  • Uma mulher interessada no divorcio. 
  • Ou o filho de alguém foi preso por posse de drogas.

Seja qual for o problema, ele provavelmente cria uma série de perguntas que precisam de respostas.

2º Momento da jornada: Procura de respostas no Google

imagem de pesquisa no google

Isso mesmo, o indivíduo não sai correndo em busca de indicação de um(a) advogado(a).

Ele inicialmente procura informações sobre seu problema no Google, que no Brasil domina +90% das pesquisas online.

Uma estratégia de marketing jurídico digital inteligente é tentar fornecer respostas para os tipos de perguntas que os consumidores possam ter.

Às vezes, o consumidor nem percebe que precisa de um advogado até ler um artigo ou assistir um vídeo que explica como um escritório de advocacia pode ajudá-lo.

3º Momento da jornada: Procura por um advogado no Google

cliente legalsellling no top das pesquisas do google

Nesse momento, o consumidor começa a conduzir pesquisas direcionadas que indicam claramente que estão tentando encontrar um advogado ou escritório de advocacia, as buscam também se caracterizam por serem locais ou regionais.

  • “Advogado trabalhista em Curitiba”
  • “Escritório de advocacia tributária em Recife”
  • “Advogado de divorcio em Minas Gerais”
  • “Advogado criminalista em Maceió”
  • “Advogado para empresas em São Paulo”
  • Etc…

O site do seu escritório, o Google Negócios, vídeos no youtube e, até, suas imagens no ‘Google Imagens’, devem estar posicionados na primeira página do buscador.

Se seu site não aparecer na primeira página, dificilmente você receberá uma ligação de alguém que achou seu escritório no Google.

4º Momento da jornada: Visita em diversos sites de escritórios

O consumidor não clica no primeiro link que ver e nem visita apenas um site, assim como escolher um celular para comprar, o consumidor irá visitar entre 4 a 6 sites diferentes, buscando informações sobre o escritório/advogado e se o mesmo pode ajudá-lo.

Por essa razão, todo conteúdo do seu site, e de outras mídias digitais, deve estar construído para demonstrar sua autoridade na área de atuação e na Cidade que atua.

5° Momento da jornada: Avaliações online

google meu negócio para advogados

O consumidor de serviços jurídicos moderno irá se basear em avaliações online de outros clientes para decidir qual escritório escolher.

Em nossa pesquisa, 69% consideraram não contratar um escritório de advocacia se esse não tiver uma pontuação de pelo menos 4 (de 5) estrelas.

Os consumidores precisam de prova social e validação de terceiros.

Por isso, invista em um processo de solicitação de avaliação no Google Negócios com seus clientes e parceiros de negócio.

Os consumidores também consideram o número de avaliações que cada escritório possui.

Por exemplo: Se dois escritórios de advocacia têm classificações de 4,5 estrelas, mas o escritório de advocacia A tem 100 avaliações e o escritório de advocacia B tem apenas 10; a maioria dos consumidores escolherá o escritório A.

6º Momento da jornada: Contato com diversos escritórios

A maioria dos consumidores irá conversar com vários advogados antes de escolher qual contratar.

Por isso, tenha certeza de que seu primeiro contato com o potencial cliente seja o mais simplificado possível e que você tenha as pessoas certas se comunicando com eles. Se você tiver um(a) recepcionista, essa pessoa precisa ser extremamente amigável ​​e empática com quem está ligando.

Nesse momento a velocidade do atendimento é que conta, se o consumidor ligar e você não puder atender ou o telefone só chamar, ele irá descartar seu escritório como uma possibilidade de contratar.

Resumindo, você só terá uma chance de causar uma boa primeira impressão.

7º Momento da jornada: Jornada interrompida pela vida cotidiana

Contratar serviços jurídicos raramente é um processo rápido e direto, principalmente para assuntos mais complexos em que as pessoas passam mais tempo tomando decisões. A realidade é que a maioria dos consumidores leva mais de um dia, meses ou até anos para fazer essa escolha.

Imagine um potencial cliente de divorcio, que após o primeiro contato decide continuar firme e forte com seu cônjuge, mas um ano depois se arrepende da nova chance que deu e resolve continuar com a ideia de divorcio.

Por isso, um processo de acompanhamento comercial deve ser utilizado. Com uma certa frequência, seu escritório deve tentar comunicação com aquele indivíduo que outrora fez contato.

 8º Momento da jornada: Retorno ao processo de pesquisa e escolha

jornada do consumidor ao contratar um advogado ou escritório de advocacia

Nesse momento o problema volta a incomodar e o consumidor irá lembrar que iniciou sua jornada de escolha de um escritório, mas não terminou.

Ele poderá retornar para qualquer um dos momentos acima, mas se seu escritório tiver seguido algumas das estratégias indicadas nas etapas, é muito provável que você seja a escolha mais óbvia para fazer.

9° Momento da jornada: Contratação do serviço jurídico

Finalmente a jornada chega ao fim, mas não se engane que outras vão começar.

Agora o cliente, de fato, irá seguir uma jornada dentro do seu escritório, e se ele não ficar satisfeito durante essa jornada irá criar um poderoso destruidor de reputação online – o boca a boca negativo.

Conclusão:

Esse conteúdo, e como montar as estratégias para garantir sucesso nessa jornada do consumidor de serviços jurídicos, será ensinado em nossa mentoria online – Construtor de Autoridade Local Para Escritórios de Advocacia.

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São 4 encontros online, durante 30 dias, mais 60 dias de acompanhamento para te ajudar no êxito de pôr em prática tudo o que foi ensinado.

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