Muitos confundem os Anúncios do Google e o Posicionamento Orgânico (SEO). Ambos são usados para aumentar o alcance de sites. Mas a principal diferença está na forma como eles funcionam.
Tanto o Posicionamento Orgânico (SEO) quanto os Anúncios do Google são estratégias valiosas para a execução de campanhas de marketing jurídico digital do seu escritório de advocacia.
O SEO trabalha para deixar seu site mais bem posicionado nas classificações orgânicas (sem pagar por anúncios), mais especificamente na primeira página do buscador.
Os Anúncios do Google têm como alvo a compra de tráfego vindo das pesquisas por palavras-chave específicas.
Ambas as estratégias podem ajudar o site do seu escritório a ficar posicionado no topo das pesquisas do Google.
Imagine uma loja que fica localizada na mais movimentada rua do centro de uma grande cidade. As duas estratégias servem para isso, colocar o site do seu escritório no ponto mais movimentado da internet, a primeira página do Google.
Elas têm diferenças e semelhanças, e algumas situações implicam na utilização de ambos para uma estratégia de marketing digital de sucesso.
A internet está repleta de mitos a respeito de ambos, mas a realidade está longe de ser como alguns cursos e “gurus” ensinam.
A seguir está uma explicação simplificada sobre eles. Leia com atenção para tirar todas as suas dúvidas.
O que é o SEO
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization (traduzindo: otimização para mecanismos de busca).
É a estratégia para melhorar um site e permitir que ele seja facilmente encontrado em vários mecanismos de pesquisa, como Google e Bing, todas as vezes que alguém fizer uma pesquisa sobre um determinado assunto nos buscadores.
O principal objetivo do SEO é permitir que o Google saiba do que se trata seu site e o reconheça como útil para merecer ocupar alguma posição na primeira página.
Mas engana-se quem pensa que o SEO é só escrever artigos, a inteligência artificial do Google exige inúmeros fatores para considerar deixar um site bem posicionado como:
- Se o site é facilmente lido pelos motores de busca;
- Se oferece facilidade de acesso para os usuários;
- Se é desenvolvido com boa tecnologia;
- Se o conteúdo é bem escrito;
- Se possui autoridade e domínio do conteúdo que aborda;
- E muitas e muitas outras coisas.
O que é o Google Ads
Os Anúncios do Google são uma plataforma de publicidade fornecida pelo Google que permite postar anúncios no topo das páginas de resultados de pesquisas. Por meio de um modelo de pagamento por clique (PPC – Pay-Per-Click).
Os anunciantes pagam sempre que um usuário clicar em seus anúncios.
Imagine um leilão em que os anunciantes fazem lances para obter vagas disponíveis para anunciar. Quanto mais anunciantes fazendo lances, mais caro fica o preço dos cliques.
Diferenças
Ambas as estratégias são benéficas e dependem de que momento serão usadas, mas a principal diferença é que o SEO é de longo prazo e depois que seu site estiver posicionado na primeira página dificilmente irá sair. Já o Google Ads só dura enquanto durar seu investimento.
Uma oportunidade
Estão abertas as inscrições da primeira turma de mentoria online, Construtor de Autoridade Local Para Escritórios de Advocacia, nela você aprenderá a forma mais fácil de posicionar seu escritório na primeira página do Google e do Bing, sem precisar investir em anúncios ou ter algum conhecimento em programação.