artigo 4 SIMPLES PASSOS PARA PROVOCAR INOVAÇÃO EM SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

4 SIMPLES PASSOS PARA PROVOCAR INOVAÇÃO EM SEU ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Neste guia de inovação vou trazer um processo simples para você dar os primeiros passos no seu escritório de advocacia.

Este guia é o resultado de experiências práticas da LegalSelling desenvolvendo negócios jurídicos em várias áreas de atuação.

Inovação pode parecer um assunto complicado de se trabalhar, mas em nossa visão é mais simples do que parece.

Leia este guia até o fim e ponha em prática seus ensinamentos, garanto que seus resultados serão potencializados.

Passo 1 – Defina o que inovação é para você

Defina o que inovação significa para você, mas entenda que não existe uma definição única. 

Minha definição é: “Se você fizer algo diferente do que você sempre fez e isso resultar em um benefício para seu escritório de advocacia,você acaba de inovar!

Parece simples? E realmente é!

EXERCÍCIO: Descubra o que é a inovação para você.

Abaixo estão algumas perguntas para você responder. Responda cada pergunta em um pedaço de papel antes de seguir para o próximo passo.

  • Qual é o aspecto mais frustrante do seu trabalho?
  • Você pode implementar uma mudança nesse aspecto por conta própria ou há uma dependência de outras pessoas?
  • Quem mais será impactado por tal mudança proposta?
  • Se você pudesse mudar algo sobre como seus clientes interagem com você, o que seria?
  • Há informações que você gostaria de acessar facilmente?
  • Existem dados específicos que seriam úteis para seu negócio?

Passo 2 – Mapeie seus processos operacionais

Na LegalSelling trabalhamos com nossos clientes para mapear seu estado atual, identificar ineficiências, descobrir oportunidades e definir planejar um estado futuro ideal. Para isso utilizamos o mapeamento dos processos de negócio.

Em nossa experiência essa é a melhor forma de inovar. Então vamos começar. Pense no seu trabalho como uma combinação de muitas atividades. 

Escolha uma série de etapas que você costuma executar diariamente, semanalmente ou mensalmente (Chamamos isso de processos de negócio). Por exemplo, como um cliente chega até você e como se inicia a prestação de serviço para o mesmo? 

Observe o fluxograma abaixo para melhor entendimento. Use-o como um exemplo e trace as etapas (atividades) em todos os fluxos de trabalho que puder lembrar.

fluxograma de mapeamento de processos para escritórios de advocacia

Pense sobre as diferentes maneiras pelas quais o trabalho é iniciado e as etapas pelo qual você passa conforme vai executando o serviço. (Anote tudo)

Depois pergunte a si mesmo se cada etapa (atividade) é absolutamente necessária e, em caso afirmativo, se é feita da maneira mais eficaz.

Observação: Caso uma etapa (atividade) não seja necessária pense na possibilidade de retirá-la do fluxo.

Passo 3 – Revise sua tecnologia

Revise as tecnologias com as quais você trabalha diariamente em seu escritório. Avalie se existe alguma sobre a qual você quer aprender mais ou com a qual você está insatisfeito, este é o momento de aprender ou fazer mudanças.

90% dos escritórios que visito desconhecem metade das funcionalidades do sistema de gestão jurídica que possuem. Só em aprender a usar todo o potencial da tecnologia é possível provocar inovação.

Pesquise com o fornecedor da tecnologia se existem tutoriais ensinando a usar todo o sistema e caso alguma tecnologia que seu escritório usa não satisfaça suas necessidade, procure por opções no mercado.

Abaixo está uma lista de tecnologias que consideramos essenciais para qualquer escritório de advocacia possuir:

  1. Armazenamento de arquivos em nuvem.
  2. Gerenciamento financeiro.
  3. Digitalização de documentos.
  4. Plataforma de compartilhamento de conhecimento (intranet).
  5. Sistema seguro para videoconferência.

Passo 4 – Tome decisões baseadas em dados

Os dados permitem que você seja capaz de responder perguntas básicas no seu negócio, fazendo você sair da terra do “achismo”.

Procure maneiras pelas quais os dados podem tornar seu escritório mais eficaz e use essas informações para tomar decisões e até encantar seus clientes.

Exemplos de alguns dados que você deve monitorar:

  • De onde vem os novos clientes.
  • De onde vieram os clientes existentes.
  • Motivos que fazem um potencial cliente (lead) não fechar negócio com seu escritório.
  • Comparação do faturamento bruto.
  • Número de processos ativos.
  • Taxa de inadimplência.
  • Etc.

Espero que você implemente os passos deste guia para provocar inovação em seu escritório.

Caso precise de ajuda vou deixar meu contato para conversarmos, sem compromisso algum, será um prazer conversamos um pouco: (82) 9.9801-4831

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *