5 estratégias para crescimento orgânico de escritórios de advocacia

5 estratégias de crescimento orgânico para escritórios de advocacia

Se você quer ter sucesso empreendendo em seu escritório de advocacia, precisa pensar no crescimento do negócio.

Afinal, ninguém está no mercado para reduzir a empresa!

A grande questão aqui é: Como conduzir o crescimento?

Podemos separar o crescimento em dois tipos: Crescimento orgânico e não orgânico.

Crescimento orgânico e crescimento não orgânico

O crescimento orgânico é atrelado ao crescimento de novos clientes ou a venda de mais serviços para clientes existentes.

Está relacionado com expandir seu escritório por dentro, usando além de estratégias de marketing jurídico, recursos como habilidades, conhecimento, experiência, relacionamentos, melhores processos e outras ferramentas.

Em síntese, é o crescimento direcionado e proposital.

O crescimento não orgânico é gerado de forma não proposital, que pode se dar por meio dos vários anos de existência do escritório ou por alguma fusão do mesmo com outro escritório.

Com isso em mente, vamos nos concentrar nas 5 principais estratégias de crescimento orgânico para escritórios de advocacia.

Principais estratégias de crescimento orgânico

1 – Pesquisa de mercado

É impressionante, mas muitos escritórios não sabem definir bem qual o perfil do seu público ideal.

Escritórios com crescimento acelerado realizam pesquisas de mercado e internas com seus clientes para descobrir necessidades a serem atendidas.

Pesquisas revelam o que você não sabe, ela permite que você concentre melhor seus esforços de marketing baseado nas necessidades e preferências reais de seus clientes-alvo.

Com os dados obtidos, você será capaz de desenvolver pacotes de serviços, além de fazer um plano de marketing muito mais sólido. Tudo porque você sabe onde seu cliente ideal obtêm suas informações e identificou suas principais preocupações.

2 – Atuação de nicho

Parece pouco favorável concentrar esforços em um nicho em vez de ampliar a atuação, mas existem alguns benefícios em fazer isso.

Concentrar-se em um nicho permite:

  • Reduzir os custos de marketing;
  • Reduzir custos operacionais;
  • Reduzir a concorrência;
  • Aumentar a participação no mercado;
  • Obter mais lucros;
  • Etc.

Escritórios de advocacia que oferecem tudo para todos normalmente acabam oferecendo pouco valor real. Seus serviços podem se tornar commodities, presas em uma guerra de preços e com uma infinidade de concorrentes. 

Um crescimento que pode ser lento e doloroso.

Mas caso você queira ainda assim continuar com uma atuação mais ampla, sugiro trabalhar com hubs de atuação, criando departamentos específicos para cada nicho que deseja desenvolver.

3 – Diferenciais forte e fáceis de entender

Um diferencial é um recurso ou benefício que o diferencia dos concorrentes.

Se seu escritório já atua em um nicho ou segmento específico, parabéns. Você já tem um diferencial competitivo.

Vamos a alguns exemplos: 

  • Seu escritório atua com direito empresarial, mas, ao contrário dos concorrentes, concentra seus esforços em atender empresas hoteleiras.
  • Seu escritório atua com direito do consumidor, mas foca suas ações na defesa contra contratos bancários.
  • Seu escritório atua com advocacia criminal, mas foca seus esforços em crimes financeiros ou de colarinho branco.

Os escritórios com diferenciais únicos conseguem facilmente comunicar seu valor aos clientes em potencial, se destacando da concorrência e conquistando mais negócios.

Os melhores diferenciadores focam em necessidades e preocupações do cliente ideal.

4 – Marketing jurídico tradicional e marketing jurídico digital

Nem o tradicional e nem o digital anulam um ao outro.

Escritórios de vanguarda trabalham em equilíbrio com estratégias de marketing tradicional e digital.

É aqui que os dados da pesquisa de mercado se tornam mais úteis.

Eles dirão como seu público-alvo prefere receber informações, onde eles buscam informações ou quais fatores usam para escolher contratar um advogado.

Isso ajudará você a concentrar seu investimento em marketing nos canais mais eficazes.

5 – Experiência do cliente

Serviços são intangíveis, os clientes não podem tocá-lo, saboreá-lo, cheirá-lo ou vê-lo. O desafio é tornar visível a prestação do serviço.

A experiência que o cliente tem com seu escritório é um dos critérios mais importantes na prestação do serviço ao lado de uma equipe talentosa, experiente e que produza resultados reais.

Isso pode ser feito por meio de:

  • Mapeamento dos processos de negócio;
  • Materiais institucionais de orientação para o cliente;
  • Criação de uma central de relacionamento;
  • Maior número de canais de comunicação com o cliente
  • Pesquisas de satisfação frequentes;
  • Etc.

À medida que a experiência do cliente com seu escritório cresce, você se diferencia do concorrente que “não presta retorno ao cliente”, por exemplo.

Essa estratégia é transformadora, levando a mais fortalecimento da marca e mais negócios fechados.

Conclusão

O crescimento orgânico é o futuro dos negócios jurídicos.

Existe uma abordagem científica para isso, o Legal Growth Marketing, que requer disciplina, processos e persistência. 

Na LegalSelling temos orgulho em ser a primeira agência no Brasil focada em Legal Growth Marketing.

Entre em contato caso queira descobrir como podemos ajudar seu escritório a crescer organicamente.

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