Neste artigo, vamos apontar os cinco principais desafios enfrentados pelos escritórios de advocacia em 2021 e que provavelmente permanecerão para os próximos 5 anos.
Desafios esses de uma magnitude nunca antes enfrentada pelo mercado jurídico (extremamente tradicional) e que de certa forma gera resistência dos mais conservadores.
Mas, como em toda e qualquer indústria, quem dita as regras do jogo é o mercado.
Vamos aos principais desafios:
1. IMPREVISIBILIDADE NO MERCADO
As novas mudanças impulsionadas pela pandemia fortaleceram ainda mais a imprevisibilidade no mercado.
O mercado jurídico está evoluindo rapidamente de um mercado que dependia principalmente do contato interpessoal para o desenvolvimento de novos negócios para novas formas de alcançar o cliente.
O mundo está evoluindo rapidamente e este mercado agitado veio para ficar, os escritórios de advocacia mais bem-sucedidos estão se adaptando à essa mudança.
2. MUDANÇAS NA FORMA COMO É ADQUIRIDO SERVIÇOS JURÍDICOS
O mercado digital veio para ficar com o aumento do uso de pesquisa online, mídia social e outros canais não tradicionais para encontrar e avaliar escritórios de advocacia.
Até a forma como as pessoas buscam indicações mudou.
Muitas indicações hoje são feitas por pessoas que nunca contrataram seu escritório, mas sabem de você por outras fontes como as mídias sociais, por exemplo.
Cada vez mais, a autoridade criada pelos escritórios de advocacia não está vindo dos anos de existência do mesmo – mas por meio de programas sofisticados de marketing de conteúdo, marketing de pesquisa local e mídias sociais.
Sem dúvida, alguns escritórios se sentem despreparados para se adaptar a essas mudanças. Mas o tempo está se esgotando! Os escritórios de advocacia devem abraçar a revolução digital se quiserem competir neste mercado em rápida mudança.
3. GRANDE AUMENTO DA COMPETIÇÃO
Não só na quantidade de novos advogados no mercado, mas novos modelos de negócio para escritórios de advocacia estão surgindo, aproveitando todos os benefícios da tecnologia para abocanhar uma fatia do mercado.
Escritórios de advocacia que resistem à modernização devem se preocupar com sua capacidade de permanecer competitivos.
Novas tecnologias ameaçam transformar em commodities muitos serviços jurídicos atuais.
4. ADQUIRIR NOVAS HABILIDADES
Um grande desafio em 2021 é a necessidade dos advogados desenvolverem novas habilidades.
À medida que novas tecnologias surgem no mercado, os escritórios devem se atualizar. Se não o fizerem, um concorrente o fará.
Existem três maneiras pelas quais advogados podem adquirir novas habilidades:
1) Aprimorando e capacitando sua força de trabalho existente;
2) Contratar novos talentos que já possuem essas habilidades;
3) Contratando empresas terceirizadas para executar tais novas habilidades.
5. AUTOMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Escritórios de advocacia devem começar a entender a importância de aderir a novas tecnologias para potencializar aspectos de seus negócios como marketing, gestão e acompanhamento jurídico.
Conclusão
Tempos difíceis geram mudanças disruptivas, e essa é exatamente a realidade que os escritórios de advocacia enfrentam hoje.
Para se adaptar às crescentes mudanças do mercado, para progredir e permanecer competitivo, eles terão que adotar uma série de medidas mais inovadoras, e construir marcas resilientes e mais inteligentes.