Decidir a melhor forma de usar o orçamento de marketing digital do seu escritório de advocacia pode ser confuso e gerar muita ansiedade.
Escritórios, grandes e pequenos, muitas vezes lutam para encontrar respostas para perguntas como: “Qual estratégia de marketing funciona melhor?” Ou “Onde meus concorrentes estão investindo em marketing?”
Na maioria das vezes, uma campanha de marketing é lançada de forma dispersa, sem um orçamento adequado, um plano sólido ou baseado em dados pouco precisos (por exemplo, exibir anúncios do Google simplesmente porque você ouviu que “deveria”.)
Neste artigo responder algumas perguntas sobre o assunto.
Se você quiser uma orientação mais detalhada sobre sua estratégia de marketing digital, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Que tipo de estratégia de marketing digital produz o maior retorno sobre o investimento e benefícios mais duradouros?
A otimização de mecanismos de busca (SEO) e o marketing de conteúdo são os pilares do tráfego contínuo para o seu negócio. A pesquisa orgânica fornece o maior ROI entre os canais de marketing digital e de todos os métodos de marketing online, SEO e marketing de conteúdo têm a vida útil mais longa.
O marketing de conteúdo consiste em desenvolver regularmente conteúdo em artigos, portais jurídicos, mídias sociais, whitepapers, landing pages, podcast, vídeo, etc.
O SEO pega seu conteúdo publicado e garante que ele seja devidamente otimizado para garantir que ele apareça (sem pagar por anúncios) quando seu público-alvo estiver realizando uma pesquisa online.
Ao comparar os prós e contras de vários métodos de marketing, a única desvantagem potencial do SEO e do marketing de conteúdo é que não é tão rápido quanto anúncios pagos. Seu escritório deve estar pronto para se comprometer com 8 meses ou mais com essas estratégias para obter um retorno mais consistente – no entanto, a relação custo-benefício e o alto ROI para o marketing de conteúdo e o SEO fazem com que seja um investimento que vale a pena.
Embora uma postagem no blog não dobre seu faturamento da noite para o dia, o esforço contínuo na produção de conteúdo de alta qualidade terá efeitos compostos maiores do que outros tipos de marketing digital.
E qual pode produzir retorno sobre o investimento com mais celeridade?
Anúncios no Google ou no Facebook. Quando advogados nos procuram querendo alguma estratégia de resultados “rápidos”, sabemos que na maioria dos casos o que eles estão procurando é investir em anúncios, geralmente usando o Google ou o Facebook.
Por que essas duas empresas? Porque eles dominam a maior parte do mercado de mecanismos de busca e mídia social (o Google domina 92% do tráfego de mecanismos de busca e o Facebook domina quase 70% das atividades nas mídias sociais).
Embora a publicidade de tráfego pago exiba resultados mais rápidos do que a maioria das formas de marketing digital, ela deve ser utilizada com cautela. É extremamente fácil estourar um orçamento de marketing sem um planejamento adequado e um gerenciamento eficaz. Para obter o maior retorno dos anúncios, sugerimos usar ele somente se:
- Você tem disponível pelo menos R$ 500 por mês para anúncios em qualquer plataforma.
- Você já tem seu público-alvo bem definido, assim você consegue segmentar com mais precisão.
- Você está pronto para se comprometer com uma campanha que será executada por pelo menos 3 meses ininterruptos, sendo 6 meses o ideal.
- Você já possui um site bem construído e pensado para falar das dores do seu público-alvo e como você pode resolver.
Entenda que quando você compra anúncios está comprando tráfego. O anúncio te dará um alcance que organicamente você não possui. Não confunda anúncio com investimento, onde você investe 100 e volta 1000.
Sem um bom planejamento e sem uma estrutura de funil de marketing que potencialize o que acontecerá após seu público clicar no anúncio, provavelmente seu orçamento será gasto com poucos resultados.
Quanto devo investir em marketing?
O valor gasto em marketing varia muito de acordo com o tamanho do escritório. Saber onde e como seus concorrentes estão investindo em marketing pode fornecer informações valiosas sobre o que você está fazendo certo (ou errado) com seu próprio investimento, além de revelar importantes tendências em desenvolvimento.
Uma sugestão é investir entre 10% a 20% da receita do escritório em marketing.
Uma verdade nua e crua, porém, é que existe uma relação entre a qualidade e sofisticação de um plano de marketing e seu orçamento.
Por qual devo começar primeiro?
Tudo se complementa, ações isoladas não produzem resultados fortes.
Com muitos métodos de marketing disponíveis, é importante garantir que a estratégia escolhida seja adaptada ao seu escritório e o momento que ele se encontra.
Você pode começar definindo quanto tem para gastar em 12 meses, após isso criar uma estratégia de marketing jurídico digital e começar executando cada etapa por período em torno de metas traçadas no planejamento da estratégia, assim seu investimento terá maior probabilidade de produzir resultados.
Cuidado com falsas promessas
Duvide de qualquer empresa, profissional, curso ou fórmula de marketing que promete ganhos altos com rapidez e pouco investimento.
Por mais que existam meios de iniciar usando o que já está disponível gratuitamente na internet, os resultados serão proporcionais ao tempo e orçamento investido no marketing.
Como medir se o que já investi trouxe resultado?
Existem diversas maneiras de medir o investimento em marketing, uma maneira simples é o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), ou o custo médio para adquirir um novo cliente.
A Fórmula é: Custo de vendas e marketing ÷ número de novos clientes = CAC
Por exemplo, se investiu 3 mil reais em anúncios durante 3 meses e conseguiu 4 clientes, então seu CAC é de 750 reais.
Traduzindo, para cada cliente foi gasto 750 reais para conseguir.
Se cada cliente trouxer um faturamento maior que 750 reais então seu CAC está positivo.
Essa fórmula pode ficar bem mais complexa e detalhada se entrarmos em detalhes mais estratégicos, porém já é uma boa base para medir seus investimentos em marketing.
Conclusão
Reúna o máximo de dados possível antes de iniciar com qualquer estratégia e garanta que você tenha um plano sólido em vigor, bem como um orçamento disponível para se comprometer a longo prazo, pois campanhas mais longas produzem melhores resultados.