5 estratégias de marca para escritórios de advocacia

As 5 principais estratégias de construção de marca para escritórios de advocacia

Uma marca forte para um escritório de advocacia pode ajudar na conquista de novos clientes, na cobrança de honorários maiores e, até, na atração e retenção dos melhores talentos. 

Mas como construir marcas mais fortes?

Neste artigo, compartilharei as melhores estratégias de construção de marca para advogados e escritórios de advocacia – muitas das quais usamos com nossos clientes.

Vamos começar definindo o que é uma estratégia de construção de marca, depois descreveremos como ela funciona.

Vamos lá?!

Definindo o que é a estratégia de construção de marca

 

Existem muitas definições formais de uma marca. A maioria a define como a soma de todas as interações e percepções dos clientes sobre uma empresa. Mas, na prática, podemos simplesmente pensar na força de uma marca simplesmente como sendo  a reputação da empresa vezes sua visibilidade dentro de seu grupo de clientes-alvo.

Há uma dimensão adicional de uma marca a ser considerada: sua  relevância  para o grupo de clientes-alvo. Uma empresa que não é vista como oferecendo serviços relevantes para resolver problemas importantes do cliente tenderá a ter uma marca mais fraca.

Quando vista sob essa luz, uma  estratégia eficaz de construção de marca  ajudará as empresas a melhorar sua reputação, aumentar sua relevância e aumentar sua visibilidade para o cliente-alvo. As melhores estratégias fazem todos os três.

Principais estratégias de construção de marca

Aqui estão as cinco principais estratégias para aumentar efetivamente a força da sua marca jurídica.

1. USE MARKETING DE CONTEÚDO

O marketing de conteúdo envolve fornecer um fluxo constante de informações úteis para clientes ou influenciadores em potencial. É pensar em educar antes de vender.

Com o tempo, os clientes em potencial aprendem como você aborda os problemas por meio do conteúdo que produz e desenvolvem confiança em seu escritório. Quando eles precisam de ajuda, seu escritório será um dos primeiros a ser lembrado.

O marketing de conteúdo depende de conquistar clientes compartilhando algo de valor, em vez de tentar persuadi-los ou “vendê-los”. Como tal, é uma ótima estratégia para construir uma marca e gerar leads (potenciais clientes).

2. DESENVOLVA ESPECIALISTAS DENTRE SUA EQUIPE

Muitos escritórios possuem advogados especialistas em uma área do direito, mas poucos deles se tornam bem conhecidos e influentes com seu público-alvo.

Ao desenvolver deliberadamente um ou mais desses especialistas de alto nível, um escritório de advocacia pode aumentar drasticamente o poder de sua marca.

A força da marca pessoal de um especialista é transferida para toda a empresa em virtude de um princípio psicológico chamado “efeito halo”.

Da mesma forma que uma universidade se torna mais quando têm sem seu quadro de professores PHDs, também um escritório de advocacia se beneficia por ter um especialista de alto nível conhecido em sua equipe.

3. PROCURE PARCEIROS DE PRESTÍGIO

A parceria com organizações proeminentes para assumir projetos importantes é outra estratégia comprovada para construir a marca do seu escritório.

Grandes e conhecidas empresas ou associações são boas candidatas a parcerias. A ideia aqui é encontrar parceiros que tenham um público semelhante ao do seu escritório, mas não forneçam serviços concorrentes.

Com parceria, não estamos falando de simplesmente patrocinar eventos. Embora os patrocínios sejam frequentemente vistos como estratégias de construção de marca, eles custam mais e são menos eficazes do que uma parceria de projeto.

Em vez disso, considere realizar um projeto de pesquisa em conjunto ou iniciar um programa educacional especial. Um projeto inovador e de alto perfil é mais valioso do que um logotipo ou um banner de patrocínio em um grande evento.

4. BUSQUE CLIENTES DE ALTO NÍVEL E GRANDES CASOS

Existem muitos escritórios de advocacia bem-sucedidos que foram construídos com base nas reputações feitas com um único cliente ou um caso bem conhecido.

Claro, todos querem clientes de prestígio e grandes resultados. Mas surpreendentemente poucos escritórios fazem o planejamento e o investimento para transformar esse desejo em realidade.

Mas, é possível criar grande publicidade mesmo para casos ou clientes menores, basta investir em uma boa estratégia de divulgação de cases de sucesso e assessoria de imprensa.

5. DOMINE AS MÍDIA SOCIAL

Uma das estratégias de construção de marcas mais fortes e disponíveis para escritórios de advocacia hoje é baseada no crescimento das mídias sociais. Empresas de todos os tipos estão se tornando usuários regulares de ferramentas sociais como  LinkedIn , Instagram, Twitter, TikTok e YouTube.

Há uma oportunidade estratégica real aqui porque muitos escritórios ainda não aderiram totalmente a mídia social como parte integrante de sua estratégia de marketing jurídico digital. Ainda é possível se tornar uma grande voz online em muitos grupos de clientes-alvo. Muitos pequenos escritórios e advogados autônomos estão conseguindo estabelecer marcas online fortes dessa maneira.

Embora a rede tradicional face a face ou offline ainda seja importante, considere a economia de tempo e custo associada a uma abordagem online.

A melhor estratégia de construção de marca

Na maioria dos casos, a melhor estratégia de construção de marca é aquela que combina várias dessas principais estratégias.

Por exemplo, uma estratégia de marketing de conteúdo combina naturalmente com uma forte presença nas mídias sociais. A mídia social se torna uma maneira perfeita de divulgar seu conteúdo, e o conteúdo é um ótimo combustível para discussões online.

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